Impressão Solvente

Home » Gráfica » Impressão Solvente

A Impressão Solvente trata-se de um tipo de impressão feita com tintas a base de solventes. Até hoje, é um dos métodos de impressão digital mais utilizados e com melhor custo-benefício.

 

O que é Impressão Solvente?

Os solventes utilizados nesse modelo de impressão são responsáveis por dissolver a resina onde os corantes estão encapsulados. Ou seja, sem o solvente, a tinta seria apenas uma espécie de pó sem nenhuma aderência.

De acordo com o tipo de resina utilizada, os solventes também podem ser diferentes. Por exemplo, é preciso utilizar solventes considerados mais fortes para dissolver resinas de vinil ou acrílico, enquanto solventes mais “fracos” dão conta de resinas plásticas.

Para secar o impresso, é utilizado um sistema de secagem quente, que evapora o solvente e deixa que a tinta depositada forme uma imagem colorida e seca. Diferentes solventes têm diferentes velocidades de secagem.

O tipo de solvente utilizado também determina a aderência da tinta. Quando a impressão é feita em superfícies não porosas, os solventes “agressivos” são mais adequados, pois criam uma liga mais firme e resistente entre a resina e o corante ao dissolver a superfície.

Os mais leves, por sua vez, apenas criam uma camada de tinta que pode ser removida com facilidade utilizando produtos de limpeza ou raspando a superfície.

Os benefícios da Impressão Solvente

A tinta a base de solvente é bastante versátil, podendo ser utilizada para imprimir diversos tipos de materiais diferentes, como papel, papelão, plástico, madeira e metal.

A secagem é rápida em geral. Sua velocidade depende do tempo de evaporação do solvente utilizado.

É um dos tipos de impressão digital mais utilizados no mercado, pois apresenta um ótimo custo-benefício e é uma tecnologia que está sempre evoluindo.