Corel Draw vs Illustrator? Conheça as diferenças

Home » Blog » Dicas » Corel Draw vs Illustrator? Conheça as diferenças

Seja no futebol, nos cinemas ou quadrinhos, existem disputas que são clássicas. Os eternos rivais reúnem seus defensores e os que são totalmente contra. Um desses embates, no mundo do design e das impressões gráficas, é Corel Draw vs Illustrator.

Os pontos positivos e negativos são colocados na balança para conferir o vencedor. Veja os prós e contras de cada um e descubra as diferenças entre os dois. Assim, você saberá qual é o melhor para confeccionar e imprimir suas artes gráficas.

Corel draw vs Illustrator: história e utilização

O Corel Draw foi lançado publicamente em 1989, sendo assim mais jovem que seu concorrente. Ele foi produzido pela Corel, uma empresa do Canadá. Seu foco é em criações gráficas bidimensionais. O programa também é muito utilizado em agências de design e gráficas com um porte pequeno ou médio.

Já o Illustrator teve seu lançamento em 1987. Ele foi criado pela Adobe, que também produz outros programas bem populares como InDesign e Photoshop. Muitos estúdios e empresas de design têm essa ferramenta como sua principal forma para criação de peças gráficas, impressão 3D, animações digitais, além de modelos para corte e impressão.

Corel draw vs Illustrator:comparação entre os programas

São muitos fatores que podem influenciar na preferência por um ou por outro programa. Veja uma comparação entre Corel Draw vs illlustrator e descubra suas diferenças. Assim, será mais fácil para você decidir qual a melhor opção para o momento de começar suas artes gráficas.

1- Utilização dos programas

Motivo de muitas reclamações por sua instabilidade, o Corel perde pontos nesse tópico. Ele apresenta travamentos e complexidade na execução de tarefas ou arquivos pesados. O Illustrator, por sua vez, é conhecido por ser estável para todos os tipos de produções.

2- Funcionalidades do Corel Daw vs Illustrator

O Corel Draw oferece uma interface mais simples de ser utilizada. Com menus práticos e ferramentas simples. Ou seja, aprender a utilizar esse programa é bem mais fácil do que o seu concorrente. Ela apresenta também ferramentas para editoração de projetos maiores, como revistas e livros.

O Illustrator é ótimo para que usuários mais experientes aproveitem sua variedade em customização. Além de desfrutar das ferramentas para criações de artes digitais 2D e 3D, com as funções Bevel e Extrude.

Porém, o programa da Adobe possui uma interface mais complexa de ser utilizada. Isso pode ser um grande empecilho para as primeiras artes com seus menus extensos e painéis flutuantes. Ele também requer a utilização de mais de uma ferramenta para o comando das ações. Isso ocorre em casos como a criação de vetores, por exemplo.

3- Formatos para exportação de arquivos

Ter uma boa compatibilidade com os formatos é essencial para trabalhar com agências e gráficas diferentes. O Corel Draw possui uma lista extensa de formatos suportados. Entre eles estão o .SVG, formato vetorial que apresentar código aberto, além do .AI, que é o formato do concorrente.

Enquanto isso, o IIlustrator conta com poucas opções de formatos. São apenas 13 tipos suportados. Além disso, ele não possui compatibilidade com programas vetoriais, como o próprio Corel Draw.

Corel draw vs Illustrator: considerações finais

Ainda há comparações entre os acabamentos gráficos, que o Illustrator tem vantagem, por apresentar sistemas de cores mais complexos na impressão digital. Já quando o assunto é preço, o Corel tem um custo mais acessível.

Agora que você já sabe as diferenças entre Corel Draw vs Illustrator, já pode optar pelo melhor programa para desenvolver suas peças gráficas.

Quer imprimir suas artes agora mesmo? Está buscando uma gráfica no Rio de Janeiro? Então, solicite um orçamento com a Nacional Gráfica!

Leia também:  Quanto cobrar por arte gráfica?

Leave a Comment